sábado, 6 de fevereiro de 2016

Urso d'água: O animal astronauta!

Imagem ampliada do animal.
© BBC
  Os ursos d'água, como são conhecidos, são microscópicas formas de vida animal pertencentes ao filo tardigrada. Representam uma das, se não a mais, resistente forma de vida, sendo capaz de sobreviver a ambientes absurdamente extremos por meio da criptobiose, e supera-se por ser capaz de sobreviver ao vácuo do espaço sideral. Quer saber mais sobre esse incrível animal? Clique em "Leia mais"!

Tardígrado alimenta-se de musgo.
© Eye of Science/Photo Library
 Os ursos d'água são animais invisíveis à olho nu, sendo que a maioria das espécies medem entre 0,3 e 0,5 milímetros, enquanto os maiores espécimes alcançam até 1,2 milímetros. Possuem corpo cilíndrico, com quatro pares de pernas atarracados ao corpo e sem articulação, não possuem sistema circulatório ou respiratório, sendo a troca de gases do animal realizada aleatoriamente por qualquer parte do corpo, possuem uma carapaça de quitina trocada periodicamente, além de diversas cerdas sensoriais espalhadas principalmente na cabeça e em outras partes do corpo, outra curiosidade é que todos os tardígrados adultos possuem o mesmo número de células.
  Podem ser encontrados em qualquer parte do planeta, desde o fundo do mar, até o topo do Himalaia, costumam viver entre musgo e líquen, alimentando-se de bactérias e nematoides presentes nestes, utiliza-se de um par de "estiletes" em sua boca para cortar as células destas plantas para conseguir seu alimento. Teoricamente, vivem poucas semanas, porém, podem alcançar até 120 anos de vida em estado de criptobiose, quando necessário para sobreviver às condições mais inóspitas possíveis.
Tardígrado em estado de criptobiose,
com sua atividade metabólica suspendida.
© Eye of Science/Photo Library
  Para quem não sabe o que é criptobiose, é a habilidade de um ser se desidratar e simplesmente encerrar a sua atividade metabólica, sendo capaz de sobreviver dessa forma por tempo indeterminado, até que possam reidratar-se e, a grosso modo, "voltar à vida". Graças à esse fator, e mais outros ainda misteriosos e desconhecidos, os tardígrados tornam-se capaz de sobreviver à temperaturas baixíssimas, próximas ao frio absoluto, à temperaturas de extremo calor, além de suportar pressões altíssimas, de até 75 atmosferas. Sua incrível habilidade de sobrevivência vai além do planeta, sendo capaz de não só sobreviver, como também reproduzir-se no vácuo do espaço, sobrevivendo à falta de oxigênio e à raios cósmicos, sendo capazes de reparar qualquer dano ao seu DNA causado por radiação, suportando até 5000 Gy de raios-gama, sendo que 5-10 Gy desses raios são letais ao ser humano. Os tardígrados são até hoje a única forma de vida terrestre à sobreviver no espaço sem ajuda de aparelhos, são seres diferentes de todos os outros que conhecemos.

Classificação cientifica:

• Domínio: Eukaryota
• Reino: Animalia
• Superfilo: Panartrhropoda
• Filo: Tardigrada

Fontes:

• Wikipédia
• Canal CienciasGerais

© Autor desconhecido.

4 comentários:

  1. Para conhecimento e apreciação, disponível em:

    https://edsonjnovaes.wordpress.com/

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Essa animação no final, que está como autor desconhecido, é de um episódio da série cosmos,de Neil Degreas Tyson.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...