sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Boi-almiscarado : Um sobrevivente do pleistoceno!

O animal.
© Bering Land Bridge National Preserve.
  O Boi-almiscarado (Ovibos moschatus), também conhecido como Muskox, Musk ox, ou simplesmente Ox, é uma espécie de de mamífero ártico pertencente à família Bovidae e à subfamília Caprinae. É um animal sobrevivente, pois existe desde o período Pleistoceno (2 milhões de anos atrás), tendo convivido com diversos mamíferos gigantes e passado por diversas mudanças climáticas em seu habitat. Quer ler mais? Clique em "Leia mais"!

  Embora tenham vivido durante a era dos mamíferos gigantes, o Boi-almiscarado não é um mamífero gigante. Os machos adultos medem entre 1,2 e 1,5 metros de altura, até 2,3 metros de comprimento, e pesam entre 250 e 400 KG. que é quase/pouco mais da metade do peso de alguns cavalos. Entretanto, eles aparentam ser animais gigantes à primeira vista, e isso deve-se principalmente ao seu "casaco de pele". dividido em duas camadas, que não só protegem o animal do intenso frio de seu habitat, que pode chegar até 40 graus negativos, como também agem contra doenças e protegem os animais contra os insetos do verão. Além de seu casaco de pele, outras características do boi-almiscarado são seus chifres curvados, presentes em ambos os sexos da espécie, e suas pernas curtas. São animais nativos das regiões árticas do Canadá, Groenlândia, e do Alaska. Os bois do Alaska foram expulsos durante o século XIX e início do século XX, mas depois foram reintroduzidos. Também foram reintroduzidos da Ilha Banks ao norte da Europa, incluindo Suécia, Noruega, Rússia, etc. Atualmente dois terços da população da espécie estão vivendo na Ilha Banks. Já foi uma espécie ameaçada de extinção, mas recuperou-se após ser protegido da caça. Atualmente, corre o menor risco possível de extinção. Seu nome popular deriva cheiro dos machos, que cheiram a almíscar (perfume obtido a partir de uma substância de forte odor), porém, diferente de outros animais, o boi-almiscarado não possuí nenhuma glândula que produz esse cheiro. Apesar de seu nome, o Ox não é um boi; acredita-se que seus parentes mais próximos atualmente sejam as cabras.

Um boi almiscarado durante o verão.
© Photography by Suzan
  São animais com comportamento social. Durante o inverno, vivem em rebanhos de 12-24 indivíduos, e durante o verão entre 8-20 indivíduos. Não são animais territoriais, são nômades, porém, marcam sua trajetória utilizando glândulas pré-orbitais. Os machos e fêmeas possuem hierarquia dentro do rebanho, baseados em idade, sendo os animais mais velhos dominantes sobre os mais novos. Os dominantes normalmente tem acesso à melhores recursos, e expressam sua dominância em relação aos bois "subordinados" de várias formas, como rugir, balançar a cabeça e patas no chão, e muitas vezes maltratando os subordinados. Para mudar sua posição na hierarquia no rebanho, um subordinado deve atacar/derrotar um dominante. Durante o acasalamento, os machos brigam pelo direito de acasalar, batendo suas cabeças, que como possuem chifres duríssimos como proteção não sofrem muito dano. Eles atacam-se dessa forma até que um deles desista, revelando um vencedor. Um boi pode acasalar com até 6 fêmeas a cada temporada de reprodução, normalmente iniciadas no final de junho ou início de julho. A gestação dos animais dura entre 8 e 9 meses, e depois de nascidos, em apenas algumas horas os filhotes já são capazes de acompanhar o rebanho. As fêmeas não tem filhotes todos os anos, principalmente se o inverno for muito severo.

Um rebanho de bois almiscarados.
© Insektenflug
Dois machos lutando.
© blkwolf1017
  São animais herbívoros, e alimentam-se principalmente de gramíneas, juncos e etc, escavando a neve durante o inverno para obter alimento. Durante o verão, vivem em vales perto de rios, e durante o inverno movem-se para regiões mais altas para evitar a neve profunda. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos dois anos, e os machos aos cinco anos. Quase sempre a gestação rende em apenas um filhote, que desmama após um ano, mas que já passa a comer grama e vegetação após algumas semanas. Possuem um comportamento defensivo distinto: quando o rebanho é ameaçado por predadores, sendo o predador mais comum o lobo, os bois e as vacas formam um circulo em volta dos filhotes, sendo bastante eficaz. Os bois subordinados, estéreis ou idosos separam-se dos rebanhos e formam outros grupos, ou tornam-se solitários. Até hoje os cientistas tentam entender como o boi-almiscarado conseguiu sobreviver desde o pleistoceno até os dias de hoje, tendo passado por tantas mudanças climáticas radicais e tantas quase extinções, onde uma hora a espécie esta abundante, e depois quase desaparece, e depois volta de novo. Por esse motivo, acredita-se que cerca de 100 mil bois almiscarados não possuem a diversidade genética crucial para o longo prazo de vida de uma espécie. Acredita-se que estes animais, ou seus antepassados migraram para a America do norte entre 200 mil e 90 mil anos atrás.

Posição defensiva do boi almiscarado.
Autor desconhecido.

Classificação cientifica:

• Nome cientifico : Ovidos moschatus
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Artiodactyla
• Família : Bovidae
• Subfamília : Caprinae
• Genero : Ovibos


Fontes :

• Wikipédia
• Wikipédia (em inglês)
• Folha de S.Paulo
• Notícias do Ultimo Segundo

© Drew Hamilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...