domingo, 22 de dezembro de 2013

Rinoceronte-branco : Um dos maiores mamíferos terrestres da atualidade!

O animal.
© Coralie
  O rinoceronte-branco ou rinoceronte-de-lábios-quadrados, cujo o nome cientifico é Ceratotherium simum, é o maior e mais numeroso rinoceronte existente. Que ler mais a respeito deste animal? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

Lábios do rinoceronte branco, repare como é largo e como o seu
formato lembra um retangulo ou um quadrado.
© Malcolm Schuyl
  Apesar de seu nome popular, rinoceronte-branco, a pele do Ceratotherium simum é acinzentada, e não branca. Mas então, pra que chama-lo de rinoceronte branco, se ele nem sequer é branco? bem, isto tem uma explicação, que é a seguinte : O nome popular rinoceronte-branco, "White rhino" na lingua inglesa, é originaria da África do Sul, quando a língua Afrikaans desenvolveu-se a partir do Holandês. Há uma palavra em Afrkaans, que é "Wyd", cujo o significado é "Largo", em referência a larga boca do rinoceronte, porém, os primeiros colonizadores ingleses das regiões onde viviam estes animais, interpretaram a palavra "Wyd" como se fosse "White", que é inglês significa branco. A partir daí, o animal antes chamado de "Rinoceronte-boca-larga", passou-se a chamar "Rinoceronte-branco". Então o usar o nome popular "Rinoceronte branco" é incorreto? De certa forma sim, pois afinal, ele não é branco, e se hoje chamamos ele de rinoceronte-branco, é graças a um erro de tradução dos antigos colonizadores ingleses. O nome mais correto a se utilizar para se referir a este rinoceronte, é o já citado acima "rinoceronte-de-boca-quadrada", também pelo formato de seus lábios. Inclusive, o rinoceronte branco difere-se do rinoceronte negro não pela cor, mas sim pelo formato dos lábios. Os lábios longos e quadrados (que na verdade mais parecem retangulos) são nada mais nada menos que uma adaptação para comer vegetação rasteira.

Comparação entre um Rinoceronte branco (White Rhino) e um Rinoceronte negro (Black Rhino). Repare que eles diferem-se uns dos outros não pela cor, mas sim pelo formato dos lábios. Além disso, o rinoceronte branco é bem maior.
© Thomson Safaris
Os rinocerontes brancos são um dos maiores mamíferos terrestres
da atualidade, e alimentam-se principalmente de grama rasteira.
Autor desconhecido.
  Agora que já sabemos a origem de seus nomes populares, vamos a descrição do animal. São acinzentados, possuem grandes cabeças, corpo massivo, pescoço curto e quando adultos apresentam dois chifres posicionados próximos a região nasal do animal, ao todo são dois chifres, sendo que o chifre da frente costuma ser maior que o chifre de trás. Os maiores chifres dianteiros, chegam a medir incríveis 90 CM de comprimento. Estes animais estão na lista dos maiores mamíferos terrestres existentes, perdendo apenas para três espécies de Elefantes, que são os Elefantes Africanos (Loxodonta africana), Asiaticos (Elephas maximus) e os Elefantes da savana (Loxodonta cyclotis). Os machos costumam ser maiores que as fêmeas. Um macho adulto, mede de 3.7 a quatro metros de comprimento, de 1.70 a 1.85 metros de altura, e pesa de 2600 a 3630 KG. Uma fêmea adulta, mede de 3.4 a 3.65 metros de comprimento, de 1.6 a 1.77 metros de altura, e pesa em média 1.700 KG. A dieta do rinoceronte branco é herbívora, alimentam-se basicamente de grama, preferem as vegetações mais curtas. Passam metade de seu dia apenas comendo, sendo que quando não estão comendo, estão descansando ou fazendo outras atividades. Bebem água duas vezes por dia quando esta é disponível, porém, quando há escassez de água, são capazes de ficar de quatro a cinco dias sem beber água. Assim como todos os rinocerontes, quando esta quente os rinocerontes brancos adoram deitar-se e rolar na lama, para abaixarem sua temperatura.

Quando o clima é muito quente, os rinocerontes brancos assim como outros rinocerontes tomam banhos de lama, para abaixar sua temperatura.
Os rinocerontes brancos podem viver em bandos
de até 14 indivíduos, porém, a maioria destes indiíduos
são fêmeas. Os machos adultos costumam se solitários.
Autor desconhecido.
  Os rinocerontes brancos formam bandos de até 14 indivíduos, sendo que a maioria destes indivíduos são fêmeas, pois a maioria dos machos adultos são solitários. As vezes, machos sub-adultos podem entrar nestes bandos em associação a uma fêmea adulta. Os machos são solitários e territoriais, isto é, dominam territórios apenas para si. Marcam seus territórios utilizando fezes e urina, algumas vezes, também marcam território esfregando seus chifres em arbustos ou no chão, e também arranhando o chão com suas patas. Os rinocerontes brancos machos repetem estes processos de marcação de território mais ou menos dez vezes por hora, para impedir a presença indesejada de outro macho em seu território. Na época de reprodução, costumam acontecer violentas lutas entre os machos, tudo para ganhar o direito de acasalamento com as fêmeas. Os machos usam como arma nestas lutas os seus grandes chifres, capazes até mesmo de matar o seu rival. A expectativa de vida de um rinoceronte branco gira em torno de 40 a 50 anos, sendo assim, eles atingem a maturidade sexual de certa forma tarde. As fêmeas atingem a maturidade sexual quando tem 6 ou 7 anos, porém os machos só chegam a maturidade sexual aos 10 ou 12
Uma fêmea e seu filhote.
Autor desconhecido.
anos. Rinocerontes brancos não encontram um parceiro para a vida toda, e durante sua vida trocam diversas vezes de parceiro sexual. O acasalamento destes animais pode ser complicado, e o tempo de gestação é de 16 a 18 meses, no final da gestação, nasce apenas um filhote, que pesam entre 40 e 65 KG. Nos três primeiros dias de vida, os filhotes são bem instáveis. Apenas a fêmea fica com os filhotes, e elas defendem eles vigorosamente. Quando o filhote se sente ameaçado, ele vai para perto de sua mãe. Antes de dar a luz a outro filhote, as mães rinocerontes abandonam seus filhotes atuais. O intervalo de procriação de um rinoceronte branco é de aproximadamente 3 anos. Devido ao seu tamanho pele grossa e chifres, os rinocerontes brancos adultos não tem predadores naturais, e mesmo os filhotes raramente são predados, porquê sempre estão acompanhados de suas mães. Algumas espécies de aves utilizam os rinocerontes brancos como fonte de alimento, alimentando-se de seus carrapatos.

Algumas aves pousam nos rinocerontes brancos para alimentarem-se de seus carrapatos.
© Steve and Ann Toon
Varios chifres arrancados de rinocerontes. Uma verdadeira crueldade
que tem matado diversos individuos, e inclusive extinguiu o rinoceronte
negro.
Autor desconhecido.
  Embora não tenham predadores naturais, ainda sim possuem inimigos, estes inimigos são as pessoas, mais precisamente, caçadores e comerciantes. Assim como os elefantes, os chifres dos rinocerontes, não só o dos rinocerontes brancos, mas também o de outras espécie, são comercializados, o que estimula muito mais a caça destes animais. Algumas pessoas acreditam que seus chifres podem ser usados como medicamentos ou que possuem algum poder medicinal, embora eu não acredite muito nisso, algumas pessoas ainda acreditam e afirmam isso. A caça intensiva dos rinocerontes, já levou a extinção o rinoceronte negro, e embora o rinoceronte branco atualmente seja o mais numeroso rinoceronte, em um futuro próximo este pode ser ameaçado de extinção, e logo não existirá mais rinocerontes brancos. Extinção é para sempre! Visando a proteção dos rinocerontes, vem sendo feitas campanhas para impedirmos a extinção destes, e a caça vem sendo proibida, porém, isto ainda sim não impede alguns caçadores de matar e arrancar o chifre destes animais, visando seu próprio lucro. Infelizmente, provavelmente os rinocerontes brancos não existirão em um futuro próximo, e isso deve-se ao próprio ser humano.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Ceratotherium simum
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Infraclasse : Placentalia
• Ordem : Perissodactyla
• Família : Rhinocerotidae
• Genero : Ceratotherium

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinoceronte-branco
• http://en.wikipedia.org/wiki/White_rhinoceros

Salvem os rinocerontes!
© Save the Rhino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...