sábado, 2 de novembro de 2013

Albatroz-errante : A maior ave voadora do planeta!

A maior ave voadora
Autor desconhecido.

  O Albatroz-errante, também conhecido como Albatroz-gigante é uma ave da família Diomedeidae, são aves com uma envergadura muito grande, e junto com o Marabu e o Condor-dos-andes, estas são as maiores aves voadoras do mundo. Quer saber mais sobre este grande e fascinante animal voador? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!

  Estas aves vivem na maior parte do oceano austral, nas margens do gelo que circundam a antartica até o trópico de capricórnio, ocasionalmente podem chegar a ser encontradas até mais ao norte. Durante o inverno, a maior parte destas aves ficam na Convergência antártica. De envergadura, podem chegar a medir de 2,90 até 3,50 metros. O peso destes animais varia, os machos são mais pesados, podendo chegar a pesar até 12 KG, enquanto as fêmeas que são mais leves, e pesam até 8,70 KG. São animais que assim como os Bichos-preguiças, costumam se alimentar especialmente durante a noite. Suas presas preferidas são
Albatroz-errante flutuando sobre
a agua.
© Mark Jobling
cefalópodes, crustáceos e pequenos peixes. Para conseguir pegar suas presas, estes animais são capazes de executar mergulhos rasos. Estes pássaros passam a maior parte de sua vida apenas voando, apenas pousam para se reproduzir ou se alimentar. Outro fator que ajudam o animal a capturar suas presas que vivem na água, é que estes pássaros assim como os patos podem flutuar sobre a superfície da água. Além de se alimentarem de peixes, crustáceos e cefalópodes, estes animais chegam a se alimentar de carniça de animais mortos e também de medusas. Possuem um grande "arsenal" de sons, incluindo gritos e assobios, que devem servir para que eles comuniquem-se.
Ovo de Albatroz-errante
© Didier Descouens
  As cores do Albatroz errantes são branco, preto e cinza, os machos geralmente possuem uma plumagem mais branca do que as femeas. Quando os filhotes dos Albatrozes-errantes nascem, são quase totalmente marrons, mas após crescerem até adquirirem tamanho e idade suficientes para deixarem o ninho, adquirem plumagem branca e cinzenta. A expectativa de vida destes animais é bastante longa, algumas destas aves podem ultrapassar facilmente os 50 anos de idade, consequentemente, chegam na sua idade reprodutiva relativamente tarde, quando atingem os 11 anos ja são suficientemente velhos para dar continuidade para a espécie. Os Albatrozes-errantes escolhem o seu companheiro, e este ficara com ele por toda a sua vida, e se reproduzem a cada dois anos. A reprodução destes animais ocorre em ilhas subantárticas, e a reprodução sempre começa durante o inicio de novembro e termina em fevereiro, durando 55 semanas. O ninho onde as fêmeas botam seus ovos, são feitos de lama e vegetação, e sempre são feitos em cumes perto do mar. A incubação dos ovos dos Albatrozes-errantes duram durante mais ou menos 11 semanas, e os pais dos filhotes revesam quem vai ficar no ninho chocando os ovos enquanto o outro busca alimento. Assim que os filhotes nascem, os pais começam a caçar para alimentar o filhote ao mesmo tempo, e fazem intervalos irregulares para visitar e cuidar de seus filhotes.
  Estas aves estão atualmente ameaçadas de extinção. Segundo pesquisas, existem atualmente apenas 8.500 casais destas aves em idade reprodutiva, isso é, apenas 28.000 indivíduos maduros. Mesmo não estando tão ameaçados de extinção, ainda sim é melhor preserva-los, atualmente seu estado de conservação é "Globalmente vulnerável". Os Maoris da Nova Zelândia caçam estas aves por vários motivos. Eles conseguem capturar estas grandes aves por meio de ganchos de iscagem. Os ossos das asas dos Albatrozes-errantes são bastante leves, e muito resistentes, por isso os Maoris costumam usar estes ossos para criar flautas, agulhas, laminas de tatuagens cinzel, farpas para anzóis e etc. Além dos Maoris, alguns marinheiros também capturam estas aves para a fabricação de vários produtos. Enfim, o albatroz é a maior ave voadora do mundo, um belíssimo animal e que também esta ameaçado de extinção.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Diomedea exulans
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Aves
• Ordem : Procellariiformes
• Familia : Diomeidedae
• Genero : Diomedea

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Albatroz-errante
• http://en.wikipedia.org/wiki/Wandering_Albatross

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...